Águas de Viseu

Águas de Viseu alerta para falsas análises domiciliárias à água

A Águas de Viseu – Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento lança um alerta a todos os munícipes para a possibilidade de receberem contactos telefónicos de indivíduos ou empresas que pretendem agendar, de forma enganosa, análises à qualidade da água nos seus domicílios.

Segundo informações apuradas junto de alguns consumidores de Viseu, realizaram-se nos últimos dias contactos telefónicos tendo em vista o agendamento de visitas às habitações, a fim de serem realizadas análises à qualidade da água fornecida pela Águas de Viseu. Análises essas que são falsas.

Ainda de acordo com as mesmas queixas, sempre que as visitas se concretizam realizam-se tentativas de venda de aparelhos de alegada purificação de água, como filtros, para colocação nas torneiras.

Estas ocorrências não são exclusivas do concelho de Viseu, estando a ser detetadas em vários pontos do país.

De acordo com o comunicado da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, “o apelo à saúde dos consumidores é um dos pontos fortes da ação destas empresas, e para isso realizam experiências e testes que induzem a ideia de que a água distribuída é de má qualidade. Uma das experiências normalmente efetuadas é a da eletrólise da água da torneira, processo de separação dos elementos químicos presentes na água através da corrente elétrica. A água da torneira e destinada ao consumo humano é uma água natural tratada, mineralizada e equilibrada, que contém sais dissolvidos em quantidades que são essenciais à saúde, tais como cálcio, ferro, magnésio, sódio e potássio. Deste modo, a experiência acima referida origina uma camada castanha na superfície da água, devido à separação dos diferentes elementos químicos naturalmente presentes na água. (…) É fundamental esclarecer os consumidores que a água resultante da passagem por estes aparelhos é uma água com carência em sais minerais dissolvidos e não aconselhável ao consumo humano”.

A Águas de Viseu assegura a qualidade da água que fornece, garantindo que a água da rede pública no concelho não necessita de qualquer tratamento adicional sendo devidamente controlada e adequada para consumo humano.

Nos últimos dois anos, a Águas de Viseu recebeu o selo de excelência da qualidade da água para consumo, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos de Portugal (ERSAR).