Águas de Viseu

Apresentados resultados da campanha de regularização e “combate” às ligações ilegais ou clandestinas

No capítulo da devolução de cauções entregues pelos munícipes aos antigos SMAS, a Águas de Viseu anunciou ter procedido, no atual ciclo autárquico, à restituição de 430 mil euros. Os munícipes poderão consultar no novo site das Águas de Viseu a relação dos clientes com cauções por devolver.

A Águas de Viseu realizou ainda um balanço sobre os resultados da campanha de regularização e “combate” às ligações ilegais ou clandestinas, iniciada em 2014.

Entre 2014 e 2015, foram realizados e pagos 6533 pedidos de ligação às redes públicas de água e saneamento.

Ao todo, estas ligações representam um aumento superior a 3000 “clientes” na Águas de Viseu, ou seja, de 6,5%, totalizando agora 44.500 utentes.

O Presidente da Câmara destacou “o sucesso desta iniciativa, que contribui duplamente para a sustentabilidade do concelho. Protegemos a saúde pública e o meio-ambiente e garantimos a viabilidade a baixo preço da Águas de Viseu”“A equidade e a boa gestão andam de braço dado com política social”, defendeu.

“Somos a segunda capital de distrito do país com a água mais barata, temos preços reduzidos para quem precisa e fizemos em 2015 o maior investimento em ambiente da história da região, sem dívidas e sem mais impostos”, explicou.

O encaixe financeiro garantido pelo aumento de clientes sustenta hoje o custo dos apoios sociais concedidos e, em parte relevante, o financiamento da construção da ETAR VISEU SUL não suportada por fundos comunitários.

Por esses motivos, Município e Águas de Viseu prosseguem a campanha de regularização de ligações às redes públicas de água e saneamento, através de ações de fiscalização. Estimam-se hoje 3000 ligações por realizar. Várias centenas de proprietários foram já contactados.