Águas de Viseu

370 alunos já participaram no serviço educativo da Águas de Viseu

Crianças das escolas do concelho aprendem ciclo de tratamento da água e a importância do seu uso sustentável

A ETAR Viseu Sul, na freguesia de Fail e Vila Chã de Sá, recebeu já a visita de 370 alunos do 1º ciclo do ensino básico, no âmbito do serviço educativo da Águas de Viseu, lançado a 21 de março.

Na visita inaugural, 70 crianças do 1º ciclo do ATL da Balsa Nova e das Obras Sociais estrearam os primeiros recursos educativos e de sensibilização ambiental, nomeadamente um filme e um livro lúdico-pedagógico, relacionados com o ciclo da água e o seu tratamento na infraestrutura.

Nas últimas semanas, foram já realizadas mais cinco visitas à ETAR Viseu Sul, contando com a participação de 300 alunos do 4º ano nesta experiência educativa e complementar ao estudo teórico do ciclo da água que consta do seu plano curricular. Além dos recursos materiais, as crianças tiveram oportunidade de percorrer a ETAR, conhecer de perto o seu funcionamento e participar ativamente através de questões.

Ao longo destes cinco dias, vinte escolas básicas do concelho de Viseu estiveram envolvidas nesta fase inicial do serviço educativo – Escolas Básicas de Couto de Cima, Farminhão, Avenida, Vila Chã de Sá, Massorim, Casal de Mundão, Cavernães, Passos de Silgueiros, Oliveira de Barreiros, Santiago, Póvoa de Abraveses, Vildemoinhos, São Salvador, Torredeita, São Martinho de Orgens, Santa Eugénia, Póvoa de Sobrinhos, Barbeita, Gumirães e Portela.

Entretanto, e nas próximas semanas, continuarão a decorrer as visitas escolares à ETAR Viseu Sul com os alunos do 4º ano do 1º ciclo das escolas do concelho, promovidas pelo Município de Viseu e Águas de Viseu.