Águas de Viseu

770 crianças participaram no 1º ciclo do Serviço Educativo da Águas de Viseu

Alunos de 37 escolas básicas do concelho visitaram a ETAR Viseu Sul. Município renova aposta na iniciativa e retoma as visitas escolares já no próximo ano letivo

Nos últimos dois meses, 770 crianças viajaram até à ETAR Viseu Sul para uma aprendizagem in loco do ciclo da água, do seu uso sustentável e do tratamento nesta infraestrutura.

A primeira fase do Serviço Educativo teve como público-alvo os alunos do 4ºano, tendo registado a participação de 37 escolas básicas do concelho de Viseu, ao longo de quinze dias.

No decorrer das visitas escolares, meninos e meninas tiveram a oportunidade de experienciar e testar os primeiros recursos didáticos desenvolvidos, nomeadamente um filme e um livro lúdico-pedagógicos, mas também usufruir de visitas guiadas às diversas zonas e equipamentos da infraestrutura. Os jovens alunos participaram ativamente no debate, colocando questões e pondo à prova os conhecimentos teóricos adquiridos em contexto de sala de aula.

O interesse manifestado pelos alunos durante as visitas motivou também a elaboração de diversos trabalhos, nomeadamente composições e desenhos, alusivos à experiência na ETAR Viseu Sul.

O projeto da Águas de Viseu cumpre assim um dos seus objetivos prioritários junto da comunidade escolar na sensibilização e educação para o uso racional e sustentável deste recurso.

O sucesso comprovado da iniciativa motiva a aposta na renovação do serviço educativo por parte do Município, que dará continuidade às visitas escolares à ETAR Viseu Sul já no próximo ano letivo.

“O 1º ciclo do serviço educativo da Águas de Viseu revelou-se um sucesso”, conclui o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques. “Os resultados expressivos e positivos do serviço educativo estimulam-nos a continuar esta aposta”, salienta. “O Município continuará a eleger os alunos do concelho como embaixadores da mudança e da qualidade de vida da cidade-jardim”, conclui o autarca.

O 1º serviço educativo da Águas de Viseu foi lançado a 21 de março, com uma primeira visita inaugural à ETAR Viseu Sul, na freguesia de Fail e Vila Chã de Sá, onde foram apresentados os recursos pedagógicos com vista à educação e sensibilização ambiental das crianças, especialmente no uso racional da água.