Águas de Viseu

2º ano do serviço educativo da Águas de Viseu arrancou com visita de 40 crianças à ETAR Viseu Sul

O 2º ano do serviço educativo de Águas de Viseu arrancou na passada terça-feira, 21 de março, na ETAR Viseu Sul, na freguesia de Fail e Vila Chã de Sá.

O equipamento mais evoluído do país, à sua dimensão, abriu portas a 40 alunos do 4º ano das Escolas Básicas de Oliveira de Baixo, Travanca de Bodiosa, Campo e Pascoal, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da ETAR e enriquecer os conhecimentos adquiridos em contexto de sala de aula.  

O Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, presidiu ao arranque da iniciativa, que, nos próximos quatro meses, irá proporcionar uma experiência educativa e complementar a 900 crianças do 4º ano das escolas básicas do concelho, eleitas pelo município como “as primeiras embaixadoras da qualidade de vida” do concelho.

O serviço educativo de Águas de Viseu visa disponibilizar aos alunos o livro lúdico-pedagógico da Águas de Viseu e mostrar como funciona a Estação de Tratamento de Águas Residuais Viseu Sul. Nesta visita, as crianças vão ter a oportunidade de conhecer o equipamento, que representa um investimento de 31 milhões de euros e é um dos mais modernos do país no que diz respeito ao tratamento de águas residuais.

Para além do livro, que ilustra o ciclo de água, os jovens alunos visualizam também o filme “A Fábrica da Águas de Viseu” que, através de recursos de animação e multimédia, aborda o percurso da água, desde a albufeira de Fagilde até ao abastecimento doméstico. As crianças recebem também um “kit” constituído por boné, um bloco, uma caneta e óculos de sol.