Águas de Viseu

Avançam no terreno obras da extensão da rede de saneamento em Coutos de Viseu

78 habitantes dos Bairros de Santo António e da Póvoa terão acesso a saneamento básico até ao final do ano

O Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, realizou hoje, sexta-feira, 14 de julho, a consignação e lançamento da 1ª pedra da empreitada da extensão da rede de saneamento na Freguesia de Coutos de Viseu. 

O lançamento desta obra no terreno – numa extensão de 1,7 quilómetros - possibilitará o acesso a saneamento básico aos 78 habitantes dos Bairros de Santo António e da Póvoa, na localidade de Portela de Baixo. A execução prevista é de três meses. O investimento na empreitada ascende os 81 mil euros e conta com financiamento comunitário ao abrigo do Portugal 2020, no âmbito das candidaturas apresentadas pela Águas de Viseu. 

Para o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, “a qualidade de vida para todas as freguesias é um desígnio em prol do qual trabalhamos. Com estas onze empreitadas em fase de adjudicação ou em curso, alcançaremos um resultado notável nas taxas de cobertura de água e saneamento no concelho. Mais do que uma percentagem, será possibilitar o acesso a água potável e a saneamento básico a quem não beneficia destes serviços, e contribuir para a sustentabilidade ambiental. Hoje, damos mais um passo nesta concretização”. 

Esta é já a terceira obra que avança no terreno, no conjunto das 11 empreitadas da extensão da rede de água e saneamento no concelho, anunciadas pelo Município de Viseu, no valor de 4 milhões de euros. Em curso, estão já os investimentos em São Pedro de France e Santos-Êvos e, na próxima semana, duas novas empreitadas irão também ser lançadas. 

Na reunião de executivo de ontem foi também já aprovada a adjudicação da obra da extensão da rede de água e saneamento na Póvoa de Bodiosa, numa extensão de 7,1 quilómetros, que brevemente será lançada no terreno.