Águas de Viseu

Município de Viseu dá luz verde a empresa intermunicipal de água

Decisão visa reforçar o sistema de armazenamento e abastecimento de água e combater os riscos de escassez 

A Câmara Municipal de Viseu aprovou hoje a celebração de um acordo entre os municípios de Viseu, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, São Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva e Vouzela, tendo em vista constituir uma empresa intermunicipal de abastecimento de água e saneamento na região.

A iniciativa visa criar as condições para a realização de investimentos estruturantes no sistema de armazenamento, tratamento e distribuição de água nestes municípios, nomeadamente através do reforço da capacidade da barragem de Fagilde e da construção futura da barragem do Vouga, e a sua exploração eficiente e integrada.

“Esta é uma resposta conjunta da região a um problema atual e prioritário: a escassez de água e o aumento dos riscos de seca”, explica o Presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques. “Precisamos de aumentar a sustentabilidade do abastecimento de água no concelho e na região e salvaguardar a qualidade de vida das gerações futuras”, acrescenta o autarca. “Não daremos nenhuma razão ao Estado Central para que a região fique excluída de uma solução robusta e de futuro”.

Atualmente, o sistema de armazenamento e abastecimento de água não atinge na região o grau de sustentabilidade imposto pela própria entidade reguladora.

Este acordo permitirá ainda à região o acesso a financiamentos comunitários do PORTUGAL 2020 para o desenvolvimento dos estudos e projetos de construção da barragem do Vouga. A Águas de Viseu - SMAS de Viseu será responsável pelo desenvolvimento desses trabalhos, assim como de candidaturas a financiamento.

A assinatura do acordo intermunicipal terá lugar esta segunda-feira, 11 de setembro, pelas 16 horas, no antigo edifício do Governo Civil de Viseu.

A decisão será brevemente sujeita a ratificação na Assembleia Municipal de Viseu. Na Câmara, a deliberação foi aprovada com oito votos a favor (PSD, PS e CDS-PP) e uma abstenção (PS).