Águas de Viseu

Município de Viseu avança com megaoperação de compra e transporte de água para abastecimento

Níveis de água na Barragem de Fagilde registam mínimos históricos. Investimento municipal poderá chegar a meio milhão de euros por mês. Apelos de poupança de água vão ser intensificados

Em consequência da seca severa que afeta a região e o país, a capacidade de água na Barragem de Fagilde, em Viseu, atingiu recentemente novos mínimos históricos, situando-se agora em apenas 15% da sua capacidade.

De forma a continuar a garantir o abastecimento público de água às populações no concelho, o Município de Viseu, através da Águas de Viseu, irá avançar no imediato com uma mega operação de compra e transporte de água a outros sistemas.

A operação terá início esta segunda-feira. Diariamente, serão realizadas 112 cargas de camiões-cisterna para procurar salvaguardar a disponibilidade deste recurso aos utilizadores, em especial das localidades mais afetadas.

O investimento municipal mensal será de cerca de meio milhão de euros, englobando as operações de compra e transporte de água. Na prática, o custo da água adquirida será dez vezes superior ao valor de venda aos consumidores finais. Ou seja, a partir de agora, por cada litro de água que os munícipes pagam na fatura, o Município passará a pagar 10.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “encontramo-nos numa situação de emergência que reclama medidas excecionais. Este é um momento de grande responsabilidade coletiva. Os consumos de água devem ser radicalmente moderados e racionalizados. Por cada litro de água paga pelo utilizador, o Município está a pagar o valor equivalente a dez litros. É um grande esforço que reclama um contributo consciente por parte de todos.”

Desde o início do Verão que a Águas de Viseu tem em vigor um plano municipal de contingência e, em outubro, esse esforço foi intensificado através da adoção de medidas mais severas de redução de consumos públicos de água. Os sistemas de rega foram desligados ou substituídos por alimentação de águas de furo, em todo o concelho. O combate às fugas foi intensificado. Paralelamente, decorre a campanha de sensibilização “Viseu Ajuda a poupar”, nas redes sociais e canais web municipais. Vídeos e diferentes imagens têm sido regularmente publicadas.

O combate a fugas de água tem estado na lista de prioridades do Município e Águas de Viseu. Para isso, são disponibilizados contactos para comunicar este tipo de situações através dos números de telefone 963 391 298 ou 232 431 914.