Águas de Viseu

Avançam a bom ritmo as obras da extensão da rede de água e saneamento nas freguesias

Em 2017, Município e Águas de Viseu lançaram no terreno um conjunto de obras para a ampliação da rede de água e saneamento em nove freguesias do concelho, no valor de 4 milhões de euros. Duas das empreitadas estão já concluídas e as restantes decorrem a bom ritmo.

Integram a “fase de conclusão” as intervenções para a extensão da rede de abastecimento de água nas localidades de Dornelas, em Santos-Êvos, e de Carvalhal, Casainho e Covelo, em São Pedro de France. Ambas representam um investimento total que ascende os 290 mil euros.

No terreno está em curso a ampliação da rede de água e/ou saneamento nos Bairros de Santo António e da Póvoa, em Portela (Coutos de Viseu); em Póvoa de Bodiosa; em Outeiro de Baixo (São Cipriano e Vil de Souto); em Quintãs e Silvares (Côta); e em Ribafeita. Globalmente, a conclusão destas obras representará cerca de 35 novos quilómetros de infraestruturas, 569 habitantes abrangidos e um investimento global de 2,1 milhões de euros.

Ainda na freguesia de São Pedro de France, as obras nas povoações de Lamaçais e Bassim estão já em fase de conclusão, faltando executar a Estação Elevatória de Esgotos de Lamaçais e outros trabalhos de reconstrução de muros e repavimentações.

Este plano de investimentos conta com financiamento aprovado do PORTUGAL 2020, a uma taxa de 85%, e permite alcançar novas taxas de cobertura de água e saneamento, 99% e 98%, respetivamente, para além de permitir ganhos na saúde pública e na eficiência ambiental do concelho.