Águas de Viseu

Gémeos de Viseu dão rosto ao 2º selo de excelência da água

Presidente da Câmara anuncia descriminação positiva para famílias numerosas no futuro tarifário de água no concelho

 As Águas de Viseu (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) lança, amanhã nas ruas e esta noite nas redes socias, uma campanha de comunicação inovadora de conquista do 2º selo de excelência da qualidade da água, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos de Portugal (ERSAR).

A campanha põe em destaque 10 pares de gémeos de Viseu, na base de uma adesão voluntária, e a mensagem “Viseu é de primeira água, agora a dobrar”.

Os principais rostos da campanha são as gémeas Esperança e Vitória de 1 ano de idade. No desafio lançado à comunidade participaram 30 pares de gémeos.

A comunicação visa reforçar a confiança dos munícipes e consumidores na qualidade exemplar da água pública e promover uma relação de proximidade com as Águas de Viseu, no contexto da sua modernização.

Na apresentação desta campanha, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, lembrou que “pelo segundo ano consecutivo as Águas de Viseu atingem um nível de praticamente 99% de ‘água segura’, na base de um exigente programa de controlo na torneira”.

“Esta conquista resulta de um investimento coletivo e precisa de ser conhecido pela comunidade”, sublinhou Almeida Henriques.

As Águas de Viseu cumpriram integralmente o programa de controlo da qualidade da água da ERSAR. As análises à água foram realizadas através da recolha na torneira do consumidor por laboratórios acreditados pela ERSAR. No último ano de avaliação, foram realizadas 1651 análises.

“Para além disso, mantemos a segunda água mais barata do país no ranking das capitais de distrito”. “Temos um modelo competente de gestão pública municipal”, acrescentou o autarca.

Com efeito, de acordo com os dados da ERSAR, as famílias de Viseu continuam a ser das que menos encargos têm com os serviços de água, tratamento de águas residuais e resíduos sólidos urbanos. Na lista das capitais de distrito, os viseenses apresentam o segundo encargo mais económico.

Complementarmente, o Presidente da Câmara anunciou progressos próximos do projeto de modernização dos serviços, no ano de 2015.

“Este ano, vamos tornar as leituras de consumo mais eficientes, com a instalação dos primeiros contadores inteligentes, e o tarifário vai ser reformado para tornar o preço da água mais transparente e mais justo”.

Em particular, Almeida Henriques anunciou “a adoção de um tarifário amigo das famílias numerosas, que as discrimina positivamente, ao incrementar os tetos dos escalões em 3 metros cúbicos a contar a partir do terceiro filho”. “Esta medida integrará o pacote pró-natalidade do concelho”, referiu.

O Presidente da Câmara tornou ainda pública a realização de um contrato-programa com a VISEU NOVO SRU para a elaboração do projeto de reabilitação do edifício adquirido para a futura sede das Águas de Viseu, no centro histórico da cidade. A execução da obra deverá arrancar no início de 2016.

Estas medidas somam-se assim à bem-sucedida implementação dos novos meios de pagamento (Multibanco, CTT e Payshop), aos resultados positivos no combate a ligações ilegais e à boa adesão à fatura eletrónica (com cerca de 10% dos clientes domésticos).

www.facebook.pt/municipioviseu

www.twitter.com/municipioviseu

Veja aqui todas as imagens da campanha.